mercoledì 9 settembre 2009

Saudade

Muito tempo atrás, antes que eu começasse a aprender a língua portuguesa , antes que eu conhecesse muitas pessoas do Brasil, uma cara amiga minha falou sobre a palavra SAUDADE.

Ela falou que é a palavra que mais ama, porque pode expressar uma sensação particular que é muito difícil expressar em os outros idiomas.
Eu não acreditai por muito tempo, eu pensei..."Não não pode ser", tem nostalgia, melancolia e muitas outras palavras, em francês , em italiano, que podem bem falar sobre isto.

Mais que é isto?

E' o sentimento de sentir falta, quando você sente falta de uma pessoa, de um lugar, de sua casa, de seu Pais. E' o sentimento que fala sobra a falta de qualquer coisa.
Como si você sente que dentro, na alma, no coração, falta um pouquinho de uma coisa,você tem esta coisa dentro mais não tem insta coisa perto de você mesmo.
A coisa, a pessoa está longe.
Ao ou falando assim não parece muito diferente de outras palavras em outras línguas, mais você tem que conher os brasileiros para entender como saudade é diferente.
Saudade é um canto, uma canção muito triste que começa e dura muito tempo.

Muita vez eu troquei de lugar, da casa, de caras que você vê cada amanha.
Cada vez o momento de trocar para mim estava bom, porque estiva cansada do lugar, das coisas.
Cada vez que tinha que despedir dos amigos, novos ou velhos, mais eu sabia que o tempo que ia chegar podia ser mais novo, mais legal.
Com o passar do tempo, pode ser porque vou ser mais velha, pode ser porque troquei muitas casas, as despedidas são mais difíceis.
Agora cada vez que tenho que despedir de um amigo vai ser muito difícil.
Claro, não é parecido para cada nova pessoa.
Eu sé que tenho muita sorte porque no mundo encontro pessoas que depois no podo saudar sem chorar, mais também talvez penso que cada vez ,como neste momento, vou perder uma parte de minha felicidade.

Por isso eu posso falar agora de saudade, porque começo a conhecer este idioma e porque isto sentir falta, que vou sentir de amanha, pode ser explicado exclusivamente com saudade.
Não tem outra palavra para explicar quanto uma pessoa falta, também si não é o sentir falta de uma pessoa que mori

Como pode você falar sobra uma sensação de sufocamento, de tristeza, de ovo que para na gula que não quer ir embora no estômago?

Podo falar solo de saudade, como de uma chuva pequena que todo molha, que todo cobre, que dura oras e não parece acabar jamais.
Parece, a saudade, uma chuva da Inglaterra, quando o céu não é visível, o sol parece desaparecido no rabo de não se quem, e a chuva cai, sozinha e silenciosa.

Rosa Chiara


(Foto de Betuca :) )

1 commento: